Aos sete anos

Um início de carreira de sucesso

Aos 7 anos ganhou dos pais a matrícula na conceituada Academia ONO de Judo. Com um início de carreira de sucesso foi selecionado a integrar o time de Judo do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de Sao Paulo.

Começou a praticar canoagem de águas bravas aos 10 anos. Depois de 3 anos as dificuldades de se manter no esporte devido ao alto custo de equipamentos (na época importados) e complexa logística de treinos o fez interromper a prática.

Em 2001 retornou aos rios, integrou e fundou a Black Trunk, considerada uma das equipes mais progressivas do rafting brasileiro. Vice-campeão brasileiro no slalon em 2003, competiu ativamente até 2005.

Na canoagem slalon, em sua única participação em competições oficiais sagrou-se campeão paulista e vice-campeão da Copa Brasil, etapa Itapira, 2004.

Diretor Técnico do Circuito ‘The Ultimate Adventure’ de corrida de aventura. Caiu em paixão pelo o esporte. Considerado por muitos um atleta de sucesso, integrou as melhores equipes de Aventura do Brasil e teve papel fundamental no desenvolvimento e criação de dois dos principais times nacionais, a SOS Mata Atlântica e a Team Xpresso. Como atleta e capitão seus números mostram um ótimo aproveitamento de resultados, vencendo 50% das principais provas brasileiras disputadas e terminado o ano de 2007 como líder do Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura.

Em 2008 venceu a seletiva nacional e tornou-se o representante Brasileiro no “Land Rover G4 Challenge”. Amplamente conhecido como uma das principais competições Multisport, com representantes de 18 países competindo em desafios de pilotagem de veículos 4×4 off-road, canoagem, mountain-bike, escalada, orientação, corrida de montanha e estratégia.

A atração por desafios e novas aventuras o fez mover para a considerada Capital Mundial dos esportes de aventura, Queenstown na Nova Zelândia. A cidade do afamado Shotover River e do gigante das águas bravas o Kawarau River, rios de classe 4 e 5. Tornar-se canoísta profissional em tempo integral, trabalhando para a maior e mais conceituada Empresa de Rafting, a QR é reconhecida mundialmente como a líder em procedimentos de segurança operacional. Como Safety Kayaker se torna especialista de resgate em áreas remotas acessíveis unicamente por helicóptero. Realizando sonhos.

Buller Fest, em Murchinson/NZ foi palco de sua estréia no cenário internacional, com número recorde de 160 canoístas concorrentes é o maior evento de canoagem Neozelandês. Com superação, Franco venceu 7 de 8 baterias disputadas, ganhou notoriedade e despertou atenção da mídia local com seu estilo arrojado de remar.

Proveniente de um País quente e tropical é desacreditado pelos companheiros de trabalho Neozolandeses a não enfrentar rios locais durante o inverno: “não vai sobreviver, isso é muito gelado pra você”. Elevando o nível técnico, superarando barreiras físicas e desafiando limites mentais ao trabalhar exposto a uma nada agradável temperatura de 7ºC negativos dentro de canyons com água de degelo, Franco sobrevive ao congelante inverno, fortalece sua mente, amplia limites e aguça a incessante busca por novos horizontes.

Isto não seria muito longo até ser descoberto e trazido para a Meca Européia do Caiaque, e assim, pudesse continuar a forjar o caminho sobre as perigosas e turbulentas águas. Cruzando fronteiras, o paraíso das cachoeiras é a vez. Noruega uma jornada épica no País de incontáveis fiordes. Toneladas de neve que acumulam-se durante o gélido inverno fazem da primavera o perfeito parque de diversões para aficcionados das Águas Bravas. Estas e outras possibilidades como a Ekstremsportveko foram a motivação necessária para rumar até a pacata Noruega, de natureza exuberante e selvagem.

EkstremSportVeko

que no português significa “Semana dos Esporte Extremos”…

“EkstremSportVeko” que no português significa “Semana dos Esporte Extremos” é considerado o campeonato mundial dos esportes radicais de natureza, inclui as competições de Base Jump, Pára-quedismo, Asa-Delta, SK8-Longboard downhill, Canoagem Águas Bravas, Rafting, Freeride Ski, Big Air Snowboard, Mountain Bike Downhill, Horgi-Ned, BMX e Parapente são os esportes de natureza que desafiam atletas ao limite extremo e qualquer pequeno erro de precisão pode ser fatal.

Horgi-Ned é a versão nórdica do triatlhon, uma prova puramente downhill que testa os competidores e suas habilidades multi-esportivas desafiando limites da gravidade. Atletas são levados ao topo da montanha de helicóptero e as modalidades do tradicional triatlhon são trocadas por: Ski downhill, Mountain Bike Downhill e Canoagem em Águas Bravas. Em 2011 Franco sagra se Vice-Campeão do Horgi-Ned e pela primeira vez coloca a bandeira Brasileira no podium da competição.

Na Noruega participou da exploração de rios e marcou seu nome no cenário mundial ao realizar primeira descida em rios nunca antes navegados, desvirginou cachoeiras e abriu novas linhas e horizontes para a comunidade Whitewater.

Em passagem pelo continente Asiático, explora os rios tropicais da Malásia e ajuda a comunidade local no desenvolvimento e potencilização do esporte.

Primeiro e único Brasileiro a disputar o “SickLine Extreme Downhill Kayak World Championship” Campeonato Mundial de Kayak Extremo realizado todo ano no legendário Wellerbrücke River no vale de Ötztal, na Austria.

Franco gosta de estar em locais onde poucos, ou ninguém esteve antes. Na busca por maiores desafios em grandes volumes de águas, ele mergulha em expedições nos mais remotos rios, rios caudalosos de água proveniente das maiores montanhas do planeta Terra, no Nepal um país transcedental de cultura forte e um povo com coração do tamanho de suas montanhas que ele emerge no verdadeiro estilo expedicionário da navegabilidade por águas extremas em ambientes remotos.

Em 2012, em sua terceira temporada morando na Noruega é reconhecido e respeitado pelo círculo da comunidade internacional de águas bravas como o canoísta brasileiro com maior preparação técnica e experiência Internacional em creek river. Continua sua jornada de exploração por rios, recebe convite para filmar e atuar em filmes internacionais ao lado de lendas da canoagem mundial.

Contratado a integrar o time de canoístas do programa KAIAK, do Canal-OFF (TV a cabo brasileira). Acrescenta toda sua experiência local coordenando a parte logística, filmando, atuando e os guiando pelos rios Noruegueses em busca das melhores cachoeiras e cenários para a produção video-fotográfica dos episódios do KAIAK reality TV show.

Postal code 5700 - Voss, Norway